Portal do Governo Brasileiro
X

A ATUAÇÃO DOS MILITARES NA QUEBRA DO TRIÂNGULO DA VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NAS OPERAÇÕES DE PAZ EM ANGOLA, por Henriqueta Sampaio

Acervo digital » Programa de Serviço Voluntário

Postado por Talita de Almeida em 26/07/2017

 

SAMPAIO, Henriqueta Souza. A ATUAÇÃO DOS MILITARES NA QUEBRA DO TRIÂNGULO DA VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NAS OPERAÇÕES DE PAZ EM ANGOLA. 2016.

Artigo apresentado para o projeto "Coletânea de Artigos", que reúne as publicações de pesquisas realizadas no âmbito da primeira edição do Programa Álvaro Alberto de Indução à Pesquisa sobre Segurança Internacional e Defesa Nacional e da primeira edição do Programa de Serviço Voluntário.

 


 

 

Esse artigo analisa o papel das forças militares do Brasil que estiveram em Angola entre os anos de 1989 e 2003. O levantamento bibliográfico somado às entrevistas realizadas permite traçar um perfil dos capacetes azuis desdobrados em terreno. A orientação teórica é embasada pelos conceitos de violência direta, estrutural e cultural que formam, segundo Galtung, o triângulo da violência. As conclusões apontam que a atuação dos militares baseia-se na solidariedade, traço da diplomacia para a paz.

 

 

Download do Arquivo

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar