Portal do Governo Brasileiro
X

Diálogo sobre Defesa: Ministro Raul Jungmann e Acadêmicos

Agenda Pandiá » Pandiálogo

De 14/07/2017

 

Realizado no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), o encontro reuniu o Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, com estudiosos proeminentes da comunidade epistêmica de defesa no Brasil. O "Diálogo sobre Defesa" teve o intuito de promover uma articulação entre Ministério da Defesa e a comunidade acadêmica da área, de modo a fortalecer os laços de parceria e consolidar uma relação de mútua e estreita contribuição.

Ministro Jungmann apresentou as políticas de defesa que estão em curso no país e ouviu a percepção dos presentes, que expuseram algumas questões sensíveis no âmbito dos estudos da área. Entre os pontos abordados, destacou-se a necessidade de melhor incorporar a massa crítica que é formada pelos programas de graduação e pós-graduação correlatos à defesa, de forma que seus esforços venham ao encontro das demandas do Ministério da Defesa. Os participantes salientaram que a comunidade acadêmica pode oferecer relevantes contribuições ao processo de elaboração e atualização dos documentos estratégicos de defesa, como também para as iniciativas conduzidas pelo Ministério e pelas Forças. Assim, sugeriu-se a organização de uma rede de pesquisadores e de um banco de dados de teses e dissertações, com o fito de facilitar e otimizar o intercâmbio de informação. Finalmente, foi ressaltada a importância do incentivo do Ministério da Defesa, seja na forma de melhor integração com instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, no apoio às publicações acadêmicas da área e na mediação com instituições de fomento (como CNPq e CAPES) para o lançamento de iniciativas relacionadas à defesa.

Tendo em vista todas as observações que foram levantadas, o Ministro da Defesa propôs a criação de uma comissão para discutir defesa. O organismo, que se reunirá pela primeira vez em duas semanas, será composto por representantes das instituições militares de ensino e da comunidade acadêmica civil. Com o apoio do IBED, buscar-se-á estabelecer um diagnóstico da área de defesa, com as demandas de ambos os lados e, a partir disso, desenvolver e conduzir iniciativas que progridam numa melhor interação.

O "Diálogo sobre Defesa" contou com a presença de cerca de vinte acadêmicos, oriundos de instituições como a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e com os comandantes das seguintes instituições militares: Escola Superior de Guerra (ESG), Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Também participaram Embaixador Ronaldo Sardenberg, Embaixador Roberto Abdenur e Tomás Amorim, do CEBRI.

 

Localização

Centro Brasileiro de Relações Internacionais - CEBRI

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar